terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Senador participa de Encontro Binacional sobre Políticas de Fronteiras em Guayramerin



Com o propósito de reunir autoridades brasileiras e bolivianas para discutir a situação social, cultural e econômica das duas nações, a prefeitura de Guayaramerin, no país vizinho, realizou no domingo último (06) o I Encontro Binacional sobre Políticas de Fronteiras. O senador Acir Gurgacz (PDT), representante brasileiro para a intermediação das discussões, abriu o debate falando da importância do desenvolvimento com a responsabilidade social. Segundo ele, este é um momento importante para os dois países, a considerar as necessidades imediatas de políticas mais eficazes para a região.

Dentre as pautas discutidas estiveram a construção da ponte binacional que ligará o Brasil pelas BRs 421 e 425 a Bolívia. Também a situação de estudos de impactos para a hidrelétrica de Ribeirão, com financiamento do governo brasileiro. O corredor bioceânico, saúde e educação, zona franca e meio ambiente foram temas discutidos pelas autoridades presentes.

Além do senador Acir Gurgacz (PDT), participaram o senador Valdir Raupp (PMDB) e deputada federal Marinha Raupp (PMDB). Empresários, vereadores e o prefeito Atalíbio Pegorini da cidade de Guajará-Mirim representaram os bolivianos. A assinatura de uma carta de intenção e a visita as obras da rodovia do lado boliviano fizeram parte do encontro. Durante os debates, ficou evidenciada a importância da construção da ponte para a economia do Brasil e da Bolívia.

Os parlamentares brasileiros também conheceram as obras de preparação para o asfalto que estão sendo executadas como parte do projeto de integração entre os dois países. De acordo com o prefeito de Guayaramerín, José Alexander Gusmán Maldonado, a partir deste encontro espera-se se que seja construída uma agenda que possa contribuir com a efetivação das obras da ponte binacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário