terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prioridade é educação

É preciso trocar em miúdos quando o assunto é prioridade, ainda mais quando essa prioridade é educação.
Quando o governo Lula lançou o PAC, o País percebeu que tinha um déficit (uma falta) de engenheiros em várias regiões. Eu falei sobre isso no plenário. Isso é falta de material humano. Material humano é "construído" com educação.
No noticiário de ontem (segunda-feira), saiu uma matéria falando que a categoria que mais recebeu aumento salarial em 2010 foi a de engenheiros. Estão ligando as coisas? Isso é lei de oferta e de procura.
Precisamos formar mais engenheiros, mas não precisamos formar APENAS engenheiros.
Na educação sempre haverá equilíbrio, e a melhor forma de fazer isso é integrando um planejamento econômico ligado à educação.
Uma coisa é um Plano de como a educação deve funcionar. Outra coisa é como a educação deve funcionar de forma integrada com a economia.
Sim, é complexo, mas temos gente capacitada para fazer isso.
Por isso eu afirmei em pronunciamento ontem, segunda-feira, que a educação é a prioridade nacional.
Porque precisamos de material humano, mão de obra preparada em todos os setores. E um dos setores que anda enfraquecido há um bom tempo é o da área de Exatas: MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA...
Quem está na escola hoje sabe muito bem que tem muito professor(a) dessas disciplinas que não foram formados nessa área. Estão bravamente dando conta de suprir uma necessidade da escola.
E eu digo e repito: precisamos de gente bem qualificada não apenas para trabalhar como empregado, mas como empreendedores, como cientistas, como criadores de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário