segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O êxodo escolar precisa ser enfrentado

O post logo abaixo, retirado do site www.agenciabrasil.gov.br traz uma notícia ruim. Fala de como as crianças e  adolescentes acabam deixando a escola cedo demais. É um problema a ser enfrentado.
Quanto mais cedo as crianças abandonam as salas de aula, mais mal preparados chegam, no futuro, ao mercado de trabalho. E a economia brasileira vem sofrendo muito com essa desqualificação da mão de obra.
Como fazer para contornar esse problema? Como fazer para que chegue à universidade um número ao menos parecido com o de alunos no ensino fundamental?
Hoje, cerca de 13 milhões estavam matriculados no ensino fundamental, contra pouco mais de 7 milhões no Ensino Médio. O pior é que os dados apontam que dessa diferença, apenas cerca de um milhão procurou, neste ano, a Educação de Jovens e Adultos.

Acredito que não exista uma mágica ou um segredo para corrigir esse problema. O êxodo escolar se deve por motivos econômicos. As crianças e adolescentes saem da escola para trabalhar ou porque não encontram apoio em casa, até mesmo porque muitos pais sequer têm tempo para educá-los.

Julgo que um caminho para evitar o êxodo escolar seja melhorar as condições das famílias, desses pais, para que eles não precisem da ajuda dos filhos para manter as contas da casa.

Caso  não consigamos fazer isso, vamos criar mais e mais gerações de pais incapazes de dar aos filhos o tempo ideal para os estudos, para chegar ao mercado de trabalho plenamente prepaparados.

Esse é um círculo vicioso que precisamos enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário