sexta-feira, 18 de março de 2011

Campanha da Fraternidade

Boa sexta-feira para todos. Falamos hoje, na véspera da visita do presidente norte-americano Barack Obama, de uma situação que engloba todo o planeta: o meio ambiente. O tema está sendo explorado de forma muito feliz pela CNBB na Canpanha da Fraternidade deste ano, com o título "A vida do planeta".

A campanha reforça a necessidade urgente do mundo encontrar maneiras de combinar o desenvolvimento com a conservação do meio ambiente, para a manutenção da vida.
Ela deverá aproximar todos os setores da economia e os movimentos sociais na busca de equilíbrio entre a conservação do meio ambiente e a conservação da raça humana.
Manter o meio ambiente e a produção de alimentos em larga escala são interesses comuns de todos e por isso, ambientalistas e produtores precisam caminhar juntos.

É preciso ficar claro que um mundo sustentável passa pela adoção em escala global de uma política de conservação ambiental e desenvolvimento. Temos que cobrar essa postura de todas as nações, mas principalmente das nações mais poderosas do globo que já dilapidaram os seus recursos naturais, continuam explorando de forma colonial e insustentável o continente Africano e agora pregam a preservação da Amazônia brasileira.

O tema levantado pela Campanha da Fraternidade, sob esse ponto de vista, precisa estar na pauta do encontro do presidente Barack Obama, dos EUA, com a presidente Dilma Rousseff, para que fique claro para o mundo que o Brasil pode e deve assumir a liderança mundial na determinação de uma agenda de desenvolvimento sustentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário