quinta-feira, 17 de março de 2011

Pronunciamento sobre a BR-364

Bom dia amigos de Rondönia. Falamos ontem sobre a BR-364, sobre a reunião que tivemos no Ministério dos Transportes. Abaixo, o relato que fiz sobre essa reunião.

Sr. Presidente Vital do Rêgo, Srªs e Srs. Senadores, antes que se ausente nosso Ministro Dornelles e Presidente do PP, Líder do PP no Senado, quero cumprimentá-lo por seu pronunciamento.
Já desde o ano passado, estamos vindo a esta tribuna, pedindo a desoneração da folha de pagamento para que o Brasil possa se tornar mais competitivo com sua produção em todo o Planeta e para que possamos aumentar nossa exportação de manufaturados. Não somente estamos exportando a matéria-prima.


Então, vindo de V. Exª, com uma vasta experiência principalmente na área econômica, sinto-me feliz e tenho certeza de que, a cada dia, estamos muito próximos daquilo que a própria Presidenta disse em campanha que era um dos seus objetivos: desonerar a folha de pagamento para tornar o produto brasileiro cada vez mais competitivo. Então, quero aqui cumprimentá-lo por seu pronunciamento, Ministro e Senador.
O que me traz hoje aqui, Sr. Presidente, são os graves problemas que acontecem na BR–364, no Estado de Rondônia. Neste ano, já tivemos mais de 800 acidentes na BR–364 no Estado de Rondônia. Desses mais de 800 acidentes, tivemos 27 mortes, das quais tivemos a perda de um grande parceiro e líder político do Estado de Rondônia, nosso Deputado Eduardo Valverde. Quero aqui me solidarizar com a família do PT, com a família do Valverde, com a viúva, Mara, seus dois filhos e dizer que Valverde fará, sem dúvida, uma grande falta não só para vocês, mas para o Estado de Rondônia e para o Brasil.
Valverde foi uma pessoa que teve uma dedicação muito grande para os assuntos importantes do Estado de Rondônia não só direcionados pelo PT, mas que todos nós trazíamos à mesa de conversação, à mesa de debates. Tivemos várias experiências de Valverde aqui, no Congresso Nacional, como Líder da Bancada de Rondônia. Nesta Casa, tivemos uma experiência muito positiva, quando ele foi sempre agregador, somando-se a nós e trazendo soluções. Então, quero me solidarizar com sua família neste momento tão difícil.
Mas precisamos resolver essa questão da BR-364. Estamos aqui há quase dois anos no Senado e sempre colocamos este problema no plenário. Tivemos várias reuniões em Ministérios, audiências públicas em Ji-Paraná, em Vilhena e em Porto Velho para aprovarmos o Crema junto com Diretores do DNIT, com o Dr. Pagot, com o Ministro Alfredo Nascimento, com o Ministro Paulo e avançamos muito. Aprovamos o Projeto Crema, mas, hoje, em reunião novamente com os técnicos do DNIT e com o Ministro dos Transportes, com o qual estamos debatendo este assunto e procurando fazer uma união da Bancada Federal do Estado de Rondônia no Congresso Nacional, tirando nossas diferenças políticas do nosso Estado, da nossa região e promovendo uma verdadeira união da bancada federal não somente do Estado de Rondônia. Mas quero convocar aqui, hoje, a Bancada do Estado do Mato Grosso, a Bancada do Estado de Roraima, a Bancada do Estado do Acre, que esteve junto conosco nessa reunião, hoje, com o Ministro e com o Diretor-Geral do DNIT, quando discutimos também a construção da Ponte do Abunã, uma ponte de importância muito grande para o desenvolvimento da Amazônia. Ela é importante para o Acre, mas também é importante para o Estado de Rondônia, assim como é importante para os Estados do Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, para o centro-sul e Centro-Oeste, e vai fazer a ligação com o pacífico, através do Peru. Nós precisamos da construção dessa ponte. Tivemos a informação de que o seu projeto é antigo, é de 2000, e ainda não previa a construção da usina de Girau, das usinas do rio Madeira. Portanto, terá que ser feito um novo projeto, mas entendemos.
Quero aqui colocar a importância da dedicação do Ministro Alfredo Nascimento e do empenho do Diretor-Geral do DNIT, Dr. Pagot, para que esse problema seja resolvido o mais rápido possível. E, junto com o problema da ponte do Abunã, também a solução definitiva para o problema da BR–364.
A União das bancadas é muito importante. Não basta mais o Crema. O Crema, se for aplicado, não traz os benefícios que nós entendíamos que traria, porque no projeto não está a reconstrução da BR-364.
Fechamos questão hoje com o Ministro Alfredo, com a Bancada de Rondônia. Estávamos lá os três Senadores de Rondônia, os três Senadores do Acre. Nós vamos convidar para integrar essa união as Bancadas do Amazonas, do Mato Grosso e de Roraima, porque todos nós dependemos da BR-364, para que seja feita a duplicação da BR-364, desde Vilhena até a cidade de Candeias, onde já tem o início da duplicação, de Candeias a Porto Velho, que é um trabalho da bancada anteriormente realizado aqui no Congresso Nacional.
Queremos dar continuidade a essa duplicação de Candeias até a divisa do Mato Grosso, até Cuiabá, que ela chegue até São Paulo. Esse é o grande objetivo. Por isso é importante nos unirmos com as Bancadas dos Estados. Entendemos que é fundamental essa construção, para que nós possamos evitar todos esses trágicos acidentes. Ano passado, tivemos a perda de 249 vidas na BR-364. Duzentos e quarenta e nove vidas somente dentro do Estado de Rondônia, em função do excesso de trânsito não só de automóveis, mas, principalmente, do excesso de trânsito de caminhões que transportam os grãos produzidos no Estado de Rondônia, no Estado do Mato Grosso, que são transportados para exportação.
Portanto, quero colocar aqui a importância desta união da Bancada, não só a Bancada do Estado de Rondônia, mas a união de todas as bancadas da Região Norte.
Nós precisamos de um investimento maior na reconstrução da BR-364, e de iniciar todo um trabalho para podermos fazer a duplicação da BR-364 de Candeias até Vilhena, na divisa com o Estado de Mato Grosso.
E o aumento do trânsito foi muito grande nos últimos anos. Nós acompanhamos esse crescimento do Estado, o desenvolvimento do Estado desde quando a estrada era apenas um carreador. Nós tínhamos a satisfação de ver o crescimento rápido do nosso Estado. O desenvolvimento chegou, e hoje nós temos um movimento muito grande na rodovia.
Portanto, quero registrar aqui, e agradecer mais uma vez, o empenho do Ministro Alfredo Nascimento e o empenho do Diretor Geral do DNIT, Dr. Pagot, assim como o do engenheiro Johnny e toda a sua equipe do DNIT, que têm prestado um atendimento muito especial a todos nós do Estado de Rondônia, lembrando sempre da nossa preocupação com a duplicação da BR-364 dentro do Município de Ji-Paraná. Ou seja, as travessias urbanas. Segundo o engenheiro Johnny e o Dr. Pagot, amanhã eles conseguem finalizar todas as pendências que tinham para colocar de novo em processo de licitação, porque já está no PAC e precisa ser executada essa obra o mais rápido possível.

Um comentário:

  1. Sr. Senador Acir Gurgacz

    Somos a Ong Viva Mais de Ariquemes, nossa historia esta descrita no Facebook e o Sr. pode conferir como estamos atuando em nossa cidade, Gostaríamos de encabeçar e organizar um abaixo assinado para solicitar urgência na duplicação da BR 364 em todo o estado de Rondônia, sabemos do trabalho que o Sr esta tento em agilizar essa duplicação e por esse motivos gostaríamos muito do seu apoio nesta empreitada, queremos encaminhar esse abaixo assinado diretamente para a nossa Presidenta Dilma como forma de mostrar que o povo de Rondônia quer um basta na quantidade de acidentes e mortes que diariamente acorrem em nosso estado!! Nossa idéia é poder ajudar com nosso abaixo assinado e impulsionar o governo a executar essa grande obra!!

    Ass: Ricki Graeff
    Presidente Ong Viva Mais
    69-84442711

    ResponderExcluir