quinta-feira, 17 de março de 2011

O Brasil precisa de uma política regulamentando irrigação na agricultura

Em sessão especial, hoje, na Comissão de Agricultura, debatemos sobre as políticas de gestão dos recursos hídricos. Participou o presidente da Agência Nacional da Água, Vicente Andreu Guilou, e foi uma sessão conjunta com a Comissão do Meio Ambiente. Acredito que foi muito importante fazer essa sessão conjunta pois Meio Ambiente e agricultura são duas áreas hoje que não têm mais como caminhar separadas.
Um dos pontos mais importantes foi a discussão acerca da necessidade de uma política para lidar com a prática da irrigação na agricultura. Por incrível que pareça, não temos uma definição neste sentido no Brasil. Existe um projeto de lei tramitando na Câmara, já aprovado no Senado, que pode dar um rumo a esse importante setor da agricultura, que afeta a vida de todos nós. Isso porque a irrigação está associada não somente à produtividade do setor agrícola, mas também a questões ambientais, como a dispensação de águas atingidas por defensivos agrícolas, o desvio de cursos d'água e outros.

Apesar do Brasil ser um país com um dos mais representativos recursos hídricos do planeta, ficamos devendo em termos de gerenciamento de tais recursos. Ou seja, água temos em abundância, o que falta é a gestão.



Veja abaixo notícias sobre a audiência:




Um comentário: