quinta-feira, 24 de março de 2011

Preço do leite

Citei hoje, na Comissão de Reforma Agrária e Agricultura do Senado, a minha preocupação com o preço que o leite atinge até chegar às mesas dos consumidores. O brasileiro já teve que aguentar aumentos em vários tipos de produtos com o passar dos tempos. Alguns afetam mais do que outros no dia a dia das pessoas. O preço dos combustíveis, por exemplo, que passou de cerca de 70 centavos a quase três reais ao longo de pouco mais de 10 anos, atinge diretamente e indiretamente o bolso de muita gente. Há quem consiga apertar aqui e ali os gastos com combustíveis, mas e quanto aos gastos com leite, com o litro custando R$ 2,00?
Por acaso é de se esperar que economizemos o leite de nossas crianças? Vamos fazer com que bebam menos leite nas refeições? Não. Isso não dá.
Já vi muitos pais deixarem de consumir, eles mesmos, o leite, para poder continuar bancando o leite para suas crianças, mas isso é um absurdo. O leite é um alimento rico demais e importante demais para ser cruelmente cortado da dieta das pessoas por causa de preço.
Já vi muita gente, muita mesmo, deixando de comprar as marcas mais conhecidas, as marcas de leite nas quais mais confiava, para poder continuar comprando leite, mais barato. Isso é tirar das pessoas o direito de escolher, simplesmente porque permitimos que esse produto tão importante chegasse a preços absurdos de mais de R$ 2,00 o litro.

E uma coisa que incomoda muito é o fato do produtor de leite receber poucos centavos pelo litro do produto. Mas a saída não vai ser aumentar ainda mais esse custo, pois assim ficará ainda mais caro na mesa das famílias brasileiras, nas lancheiras das crianças brasileiras.

Qual é a saída, então?

Precisamos e vamos colocar em pauta, na Comissão de Agricultura do Senado essa preocupação, para que possamos encontrar uma fórmula, um mecanismo para que o produtor ganhe mais, o laticínio mantenha seu lucro, mas que as famílias brasileiras não paguem tanto.
O leite, pelo seu valor nutritivo, pela sua importância na dieta alimentar dos seres humanos em formação e em crescimento, deve ser considerado um produto estratégico.

2 comentários:

  1. Cadê a Transposição???? Ninguém fala mais nada.

    ResponderExcluir
  2. vou falar que nem a omorista da zorra transposição isso nao te pertence mais.
    issso eo que ta acontecendo no estado nao pertence mais pra rondnia pertence ao planejamento pois nao sai dela e niguem nao faz mais nada poxa senador honra a camisa e mostra pq foi eleito senador vai a luta pelo nosso estado pois em você nois confiamos nao no senador raupp ele e um cara que so queria nosso voto e nao faz nada eo senhor vem nos ajudando com noticias e agora nem noticia nem nada parece que tem medo honra nao so estado mais o seu partido pois o senhor eo presidente dele aqui em rondonia se nao e capaz pede pra sai.

    ResponderExcluir