terça-feira, 15 de março de 2011

Pauta ambiental para Obama e Dilma

Considero importante a observação feita, aqui no Senado, pelo nobre colega Cristovam Buarque. É importante que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a nossa presidente Dilma coloquem em pauta a questão do desenvolvimento global sustentado subordinado à conservação do meio ambiente. Isso, de forma realmente GLOBAL, e não de forma desequilibrada como vemos hoje.
Dou o exemplo das regiões da América do Norte e da Europa, que destruíram no passado as suas coberturas vegetais, que hoje estimulam e participam do desmatamento da mata nativa africana, mas que exigem a PRESERVAÇÃO da cobertura vegetal brasileira.
Precisamos de equilíbrio. Deve ser feito um manejo racional na África, assim como no Brasil, e os continentes norte-americano e europeu precisam acatar a necessidade e o preço do reflorestamento. Não podemos esquecer da participação da Ásia nessa questão, a exemplo da China e da Comunidade dos Estados Independentes.
Afinal de contas, estamos todos no mesmo planeta. O oxigênio é de todos nós, assim como os alimentos devem ser de todos, a custos baixos e com abundância.
Por isso acho que o Brasil não deve se curvar nunca quando o assunto é meio ambiente. Estamos dando uma aula ao mundo de como se trabalha com desenvolvimento sustentado. Pois os outros países ditos industrializados ou devastaram tudo ou estão devastando as florestas dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário