quarta-feira, 23 de março de 2011

Reforma política - Precisamos ouvir a população

A quem mais interessa, principalmente, o assunto REFORMA POLÍTICA,  que não seja diretamente o eleitor? Não adianta querer tapar o sol com a peneira, pois o eleitor está mesmo descontente com a classe política brasileira. Já vimos problemas demais de desvio de verbas, de subornos, de compra de votos e outros casos de desrespeito para com os recursos públicos – desrespeito para com o povo.
Por isso estamos trabalhando hoje na Reforma Política e o PDT acredita que realmente é importante ouvir a população, o eleitor. Um dos pontos principais está ligado à forma como os deputados estaduais, federais e vereadores são eleitos. Hoje tem muita gente que sequer entende como esses representantes do povo chegam às câmaras federal, estaduais e municipais. Isso porque o sistema é confuso mesmo e, acredito, não funciona mais.
O voto baseado na proporcionalidade acaba elegendo gente que não recebeu votos e acaba deixando de fora recordistas de voto. Tudo por causa de um conjunto de regras que é confuso e não retrata mais a realidade. Precisamos de um novo formato, e nós do PDT consideramos que o eleitor é que deve dizer como isso deverá acontecer. Precisamos fazer um plebiscito que sirva para ouvir o Brasil e dar ao país uma decisão final sobre o nosso processo político.
Eu acredito no fim da proporcionalidade e em um modelo que eleja quem tiver mais votos, e ponto final. Isso, somado com regras claras e rígidas sobre fidelidade partidária, impedirá que candidatos usem partidos como “escada” e depois os abandonem. Mais importante ainda, tudo isso somado à LEI DA FICHA LIMPA, valendo mesmo, sem “colher de chá”, garantirá uma transparência e credibilidade no processo eleitoral.
Mas essa é a minha opinião. O PDT quer ouvir a sua opinião. Pode começar agora, postando aqui seus comentários. Enquanto isso, o partido trabalhará duro para, dentro em breve, chamar os eleitores de todo o Brasil para arrematar essa decisão que vai mudar, definitivamente, a cara do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário