terça-feira, 12 de abril de 2011

Acir e Lupi em Rondônia


“Trabalhador não é escravo e precisa ser tratado com o devido respeito e dignidade”. Foi dessa forma que o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, manifestou apoio aos trabalhadores das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Porto Velho, nesta segunda-feira, em visita ao canteiro de obra das duas usinas que estão sendo construídas no rio Madeira.
O ministro do Trabalho disse que o Governo Federal está preocupado com o andamento do empreendimento, que reúne empresas públicas e privadas. "A energia gerada em Rondônia será uma energia limpa. Esta será a segunda força estratégica de produção no País, perdendo apenas para Itaipu. O que significa reserva para os próximos 30 ou 40 anos", detalhou Carlos Lupi.
Carlos Lupi, esperado há uma semana, quando teve sua vinda a Rondônia anunciada pelo senador Acir Gurgacz (PDT), considerou que o Estado de Rondônia não pode deixar de ser tratada com o mérito de ser uma região estratégica para o País. "Os olhos do Governo Federal estão voltados para esta região em função de vários aspectos positivos", disse. Segundo ele, um exemplo disso eram os visitantes que o acompanhavam, um grupo chinês que tem pretensões de investir na região pela rota do Mercosul.
Carlos Lupi ressaltou também a questão das negociações com os barrageiros. O ministro destacou que não se pode deixar de dialogar. "Precisamos evitar o radicalismo. Somos democráticos por natureza e não podemos nos dar ao luxo de tomar decisões sem utilizar a porta do diálogo", frisou. "Precisamos unificar essa corrente de forças positivas e ter cautela para que possamos chegar a um consenso sobre a situação dos barrageiros", finalizou.
O senador Acir Gurgacz acompanhou as negociações com os trabalhadores e reforçou a necessidade do diálogo e da retomada imediata das obras. “O Brasil precisa dessa energia para o pleno desenvolvimento de sua economia, mas os trabalhadores, assim como Rondônia, precisam ser tratados com respeito”, disse Acir.

Um comentário: