quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um sistema prisional mais humano

Ontem fomos, junto com o governador Confúcio Moura, a deputada Marinha Raupp e representantes do nosso Ministério Público Estadual, a uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O objetivo era obter apoio para o sistema prisional de Rondônia.
Não é segredo para ninguém que há anos o nosso Estado vive sérios problemas nesse setor. O presídio Urso Branco, por exemplo, é uma referência mundial de desrespeito aos direitos humanos e tem um histórico que mancha a memória não apenas de nosso Estado, mas do Brasil.
O que precisamos para resolver esse problema?

Em primeiro lugar, criar mais vagas para detentos.
O problema-base de nosso sistema prisional é a superlotação. Com isso surgem todos os outros problemas no setor. Afinal de contas estamos tratando seres humanos como animais ao colocá-los em condições subhumanas dentro de presídios com infraestrutura deficiente.

Sei que tem muita gente que acha que criminosos devem sofrer, pois fizeram outras pessoas sofrerem. A lógica não pode funcionar assim. Afinal de contas, as nossas prisões tornam-se, assim, em fábricas de revolta, ódio e violência.
Sabemos que o índice de reincidência é grande em Rondônia. Ou seja, é muito comum que um criminoso saia da cadeia e volte para lá, logo em seguida, por ter retornado à criminalidade.

Eles podem optar por outro caminho? Claro que podem, mas sinceramente eu acho que eles precisam de uma ajuda da sociedade para corrigir o caminho, para recomeçar.

E essa ajuda deve ser o segundo momento de uma estratégia de restruturação de nosso sistema prisional. Com espaço, em condições mais humanas (ninguém está falando aqui em transformar os presídios em hotéis de luxo, certo?), precisaremos de recursos financeiros e humanos para trabalhar com a RESSOCIALIZAÇÃO dos presos. Ou seja, fazer cursos e trabalhos psicossociais para recuperar essas pessoas.

Muitos vão dizer que já gastamos demais com presídios e "bandidos".

Eu digo que GASTAMOS MUITO MAL, pois os resultados são péssimos.
Quando gastamos MAL esse dinheiro com detentos, eles saem, voltam ao crime e causam ainda mais prejuízos - materiais e humanos.
Então?
O que é melhor?

O governador Confúcio Moura sabe muito bem que é preciso cercar a questão da segurança pública por todos os lados. Batalhar por um sistema prisional mais humano é a mesma coisa que lutar por presídios mais eficientes.
E um presídio eficiente é assim: por uma porta entra um criminoso, por outra sai um cidadão recuperado e pronto para exercer a sua cidadania.

5 comentários:

  1. aqui só vejo o sr tecendo comentários sobre injetar benefícios aos apenados. Gostaria de saber se o sr nota a necessidade de valorizar as pessoas de bem que não fazem parte do ambiente e nem cometem as ações que prejudicam a sociedade, e que vivem em situações constrangedoras quando tem os seus vencimentos a cerca de 900,00? O governo vê isso?

    ResponderExcluir
  2. Senador, não entre nessa de beneficiar bandidos,o senhor vai se queimar, pois a revolta da população é grande. A Lei de valer assim - quem cometeu crime deve ressaacir a sociedade e pagar para se manter na prisão. Estas pessoas criminosasa não merece tratamento digno do estado. O estado sim, tem que tratar quem trabalha pagando bons salários, pais de família que trabalha a vida toda e não tem saúde , educação, segurança e ganha uma ninharia de salários. Já não basta o imbecil que criou o auxilio reclus~~ao de R$ 800,00 por mês para bandido preseo.!!!! é um absurdo o estado brasileiro que igenuamente acrida na recuperação de bandido que fica a vida toda comentendo crime. Vamos valorizar os trabalhadores com bons salários e condições de trabalho. Chega de demagogia neste país. Bandido tem é que pagar pelo crime e não ter benefícios. é um absurdo tal postura do estado. Isto é apologia ao crime, pois o criminoso só tem benefícios e não paga o crime.
    Vamos dar valor ao trabalhador brasileiro que constrói este país.

    ResponderExcluir
  3. eu sou de acordo que estes presos que querem trabalhar para diminuição de pena cria-se um campo agricola e coloca-se estes para plantar e colher pois cabeça vazia é oficina do diabo, sendo assim tendo trabalho o cansaço domina as mentes insanas destes povo enjaulado, ajudaria o governo mantendo as escolas e outros locais e ajudaria a eles tambem com a produção repassada ao governo sairia mais barato e parte desta renda seria repassada como parte de pagamento pelos dias trabalhdo sem contar com diminuição da pena .

    ResponderExcluir
  4. o Sr manterÁ ESTE discurso hipócrita até quando um criminoso ( que Deus o livre) cometer um crime contra uma pessoa q o senhor ama. Aí eu qro ver o seu discurso! Um preso ganha sem fazer nada, matando e roubando, o que um trabalhador q acorda cedo todos os dias ganha.. e muitas vezes... não sobra 1 real para comprar os remédios pra um filho doente! E nem por isso, o trabalhador vai roubar ou matar alguém. Sr Acir.. me indigna a sua postura!

    ResponderExcluir
  5. Gabriela,
    se vc realmente estivesse preocupada com a segurança dos seus familiares e daqueles de quem vc gosta com certeza não falaria isso.
    O sistema prisional brasileiro é precario e com isso aqueles criminosos assim que sairem da cadeia voltaram para o crime. Dessa forma o nivel de criminalidade JAMAIS ira diminuir, mais como o colega acima já disse, politico nenhum quer estampar na sua proposta que vai utilizar dinheiro para melhorar os presidios exatamente por causa de pessoas como vc, que não tem um pingo de conhecimento sobre os reais problemas do nosso pais. Se analisarmos por exemplo, os estados unidos. Seus presidios são impecaveis, com programas de ressocialização, vagas adequadas com condições dignas de um ser humano. E quando comparamos os niveis de criminalidade... Acho que a maioria já percebe a diferença.
    Grabriela, se o senador Acir perdeu ou não alguem de sua familia vitima de algum criminoso nos não sabemos. E com certeza ele procura a mesma coisa que vc, protejer a população. Acontece que a diferença reside no tempo. Você procura remediar e ele procura previnir.

    ResponderExcluir