sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Acir Gurgacz comemora Centenário da Associação Psicanalítica Internacional


Na tarde de quinta-feira, dia 25 de novembro, o senador Acir Gurgacz (PDT/RO) homenageou durante a sessão solene do Plenário do Senado Federal, a Associação Psicanalítica Internacional (International Psychoanalytical Association - IPA), pelo centenário de sua criação. O requerimento solicitando o evento foi feito pela senadora Marisa Serrano e contou com apoio de outros senadores.
São 110 anos desde que o médico Sigmund Freud publicou “A interpretação dos sonhos”, e 100 anos desde que o mesmo Freud criou a IPA, a comunidade científica já não tem mais dúvida de que a psicanálise significou uma revolução na maneira como o ser humano vê a si mesmo. “Há 100 anos, os neurologistas só davam importância aos fatores químicos, físicos e anatômicos quando analisavam os distúrbios nervosos dos pacientes. Foi preciso que Freud nos alertasse para as motivações inconscientes de nossos atos e, mais que isso, desenvolvesse uma teoria e uma nova disciplina científica para buscar entendê-las e estudá-las”, declarou o parlamentar.
A IPA foi criada durante o segundo congresso internacional de psicanálise, realizado em Nuremberg, Alemanha, no início de 1910, por iniciativa de Freud e de seus colaboradores. Atualmente a sede da IPA está localizada em Londres e tem mais de 12 mil membros associados, que serve de referência científica para os psicanalistas do mundo inteiro. Além de promover intercâmbio entre profissionais de várias regiões e países.
“Um trabalho que envolve o desenvolvimento de uma ciência de investigação da mente, a elaboração de um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento dos seres humanos, e a consolidação de um método de tratamento psicoterapêutico tem sido fundamental o papel desempenhado pela IPA”, declarou Acir Gurgacz.
N oportunidade o parlamentar destacou também o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Federação Brasileira de Psicanálise, a Febrapsi. Segundo ele a Federação articula as ações de doze sociedades de pscicanálise, dois grupos de estudos e dez núcleos de psicanálise existentes no Brasil. “É na base afinal, que surgem as experiências mais interessantes e se trocam as mais ricas informações”, declarou

Nenhum comentário:

Postar um comentário