terça-feira, 23 de novembro de 2010

Câmara comemora 80 anos do Ministério do Trabalho

A Câmara Federal realizou na manhã de hoje uma sessão solene em homenagem aos 80 anos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que serão completados no próximo dia 26 de novembro. Na oportunidade foi destacado o papel decisivo do ministério para a conquista dos direitos dos trabalhadores do País e, também, a sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil. 

Em seu discurso, o ministro Lupi destacou a importância do ministério, lembrando que a geração de empregos foi essencial para que o país conseguisse sair da crise financeira de 2009. "Quero falar sobre o papel do trabalhador na sociedade contemporânea. Passamos por uma crise em 2009 e pela primeira vez conseguimos fazer que a visão trabalhista fosse protagonista. Nós sempre assistimos à discussão de que, para salvar o país, era preciso mais investimento na área econômica. Poucas vezes assistimos a uma discussão em que se colocasse como protagonista aquele que cria que produz, que faz a nação, que é o trabalhador".

Para alguns, o ministério durante a gestão do presidente Lula é um modelo de administração pública. “Foi um ministério sem denúncias, sem corrupção e fiel ao trabalhador”, declarou o empresário Roberto Pini. De acordo com o MTE, desde o início do governo Lula, em 2003, já foram criados 14,929 milhões de empregos com a carteira assinada. 

Um dos programas importantes do ministério destacados pelo senador Acir Gurgacz, que esteve presente na sessão, se refere ao Projovem e o Planseq, ambos com a finalidade de profissionalizar pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho mais qualificado. Cursos como Comunicação e Marketing Social, Administração, Agroextrativismo, Alimentação, Beleza Estética, Construção e Reparos, Educação, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Turismo e Hospitalidade e Vestuário, são fornecidos por estes dois programas. “Desde que assumi meu cargo no senado aproximadamente três mil jovens foram beneficiados com esses programas no estado de Rondônia”, declarou o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário