terça-feira, 9 de novembro de 2010

Geração de emprego

O governo do Estado precisa aproveitar as obras das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau para incentivar empresários interessados em instalar e ampliar indústrias de todos os tipos, mas principalmente as que vão fornecer componentes que podem ser usados na construção dessas usinas. Isso deve ser feito em Rondônia como um todo e não somente em Porto Velho, porque na cidade não há estrutura nem mão-de-obra suficientes para comportar todos esses investimentos de imediato.

Um dos grandes entraves para a instalação de indústrias no Estado sempre foi a geração de energia. Pois bem, esse problema será resolvido com as duas usinas e com o sistema interligado. O ideal é que os produtos passem a sair daqui industrializados, diretamente para as prateleiras dos mercados dos grandes centros consumidores. Dessa forma serão gerados empregos e renda. Uma excelente opção para quem deseja investir é a agroindústria. Sempre é bom lembrar que nosso rebanho bovino é o quarto maior do Brasil.

Existe a necessidade de o governo do Estado estar preparado nesse primeiro momento para acolher as indústrias de fora e incentivar as que já estão aqui. Em um segundo momento é preciso criar mecanismos para dar emprego aos que trabalharão na construção das hidrelétricas e ficarão sem ter o que fazer depois que as obras terminarem. E sempre é necessário lembrar da crise internacional, que deverá bater às portas do brasileiro no próximo ano. Esperamos que não haja recessão, mas a diminuição do crescimento do país é inevitável.

Os governos federal, estaduais e municipais devem estar preparados para fazer economia, porque será preciso gastar menos. Particularmente, acredito que administrando bem é possível manter o cofre estável e dessa forma evitar a recessão, mas os governos devem estar atentos a essa situação e enfrentar o problema de frente. O risco de uma economia globalizada é justamente esse: uma crise acaba atingindo todos os países, com maior ou menor intensidade.

A melhor forma de o governo manter a economia forte é priorizando quem gera empregos no Estado. Quem oferece postos de trabalho deve ser valorizado. É uma preocupação pessoal minha cuidar de quem paga salários por isso eu sempre digo que o governo tem que reconhecer o valor dos empregos em Rondônia. Houve uma época em que vivíamos em uma espécie de eldorado, onde todo mundo era empregado. Hoje isso mudou. Pessoas e empresas que produzem, que contratam, devem ser reconhecidas e receber os incentivos necessários para continuar investindo.

Governantes que agem assim conseguem manter a situação do mercado interno sob controle mesmo com o impacto causado na economia internacional. E por falar nisso vamos lembrar que os prefeitos que entram no próximo ano enfrentarão um sério problema, que é a crise atingindo os municípios. Justamente por isso volto a destacar a importância de os administradores públicos fazerem o dever de casa, zelando muito bem pelos que geram emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário