sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Confúcio no Paraná

Nosso governador eleito, Confúcio Moura, e o vice, Airton Gurgacz esteve no Paraná observando experiências de sucesso na educação. Abaixo o registro da viagem.


Governo

Governador eleito de Rondônia quer adotar programas sociais do Paraná - 11/11/2010 19:30

O governador eleito de Rondônia, Confúcio Moura, e o vice Airton Gurgacz vieram ao Paraná para conhecer alguns dos programas sociais do Estado considerados referência para o Brasil. A apresentação dos programas foi realizada nesta quinta-feira (11), no Palácio das Araucárias, sede do governo do Estado, em Curitiba.

“O Paraná está abrindo os braços para um modelo novo de inclusão. Aqui tudo é bem feito com a mão na massa e com a prática da inclusão social através de ações ativas. Vim aqui para buscar um pouco de ações importantes vendo que coisas pequenas multiplicadas e repetidas conseguem dar um bom resultado para o Estado a para o país”, afirmou Moura.

Foram apresentados ao governador de Rondônia os programas: Patrulha Rodoviária Rural, Irrigação Noturna, Luz Fraterna, Leite das Crianças, Paraná em Ação, Ressocialização de Jovens Infratores, Projeto Povo e Universidade sem Fronteiras.

Dos programas apresentados, o Universidade Sem Fronteiras foi o que mais chamou a atenção de Moura. “Achei extraordinária a capilaridade que leva universitários para interagir na prática com as comunidades mais carentes, incorporando remuneração em forma de bolsas aos estudantes e promovendo a interiorização do desenvolvimento”, avaliou.

Em relação a outros programas paranaenses que ele considerou prioritários para implantação em Rondônia, Moura citou aqueles voltados para geração de emprego e renda, como o de Microcrédito, Trator Solidário e isenção de impostos para micro e pequenas empresas.

“São grandiosos programas de incentivos fiscais. Eles são muito revolucionários e chamam um grande segmento da população brasileira para um Brasil que não se conhecia, um Brasil com dinheiro”, disse ainda Moura.

O secretário-chefe de gabinete do governador Orlando Pessuti - André Pegorer - relatou que o convite para que Moura viesse ao Paraná partiu de um encontro entre Moura e Pessuti, ocorrido em Brasília, nesta semana.

“É uma experiência muito boa para todos nós e o Governo do Paraná se sente honrado em poder dividir com Rondônia suas experiências e resultados do trabalho desenvolvido nos últimos oito anos”, afirmou Pegorer.

O secretário-chefe de gabinete disse também que Rondônia tem uma característica peculiar: perto de 30% da população é composta de pessoas que saíram do Paraná. “Então essas experiências devem servir para dignificar aquele povo que também é um povo paranaense”, destacou.

Um comentário:

  1. Eu sou do Paraná,nasci em Jandaia do Sul.. e fico muito orgulhosa que meu governador foi no meu estado buscado melhorias pra nosso estado de Rondônia!!
    tenho muito orgulho do nosso governador eleito..COnfúcio Moura..

    ResponderExcluir